Publicado por: Vivian Pataro | 17/01/2012

Macarrão sem glúten

Macarrão… hum… como é gostoso…

E como ficar sem ele?!

O macarrão começou a ser feito logo após a descoberta de que o homem poderia moer os cereais, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada. As primeiras massas surgiram nas civilizações assíria e babilônica, por volta de 2500 a.C., mas sofreram grandes transformações ao longo do tempo. Um macarrão parecido com o nosso surgiu em Jerusalém, no século V.

A versão mais aceita é que foram os árabes os pais do macarrão, tendo levado o produto à Sicília no Século IX. Pelo fato de a região ter se transformado em um importante centro comercial da época, os navegadores transportavam o produto para importantes portos do Mediterrâneo, difundindo o macarrão em várias regiões, inclusive na Itália.Posteriormente houve uma grande contribuição italiana para o macarrão, onde foi inventado mais de 500 variedades e formatos de massa, incorporando também ao macarrão a farinha de grano duro.
Para confecção do macarrão, é usado como ingrediente principal a farinha de trigo… Então fica a pergunta: “Será que o celíaco não pode mais comer macarrão?!”
Dúvida comum, mas fácil de ser respondida. Existe macarrão sem glúten para celíacos! Você pode encontrar em lojas especializadas, que possuem produtos sem glúten.
Para você que é celíaco e sente falta do macarrão, as duas massas da foto abaixo são ótimas opções. O gosto é praticamente o mesmo. A marca do macarrão em formato de penne é Urbano (como mostrado na foto), mas a marca do  espaghetti é Casarão.




Eu já experimentei as duas marcas e são ótimas!!! Faça um molho de sua preferência e não hesite em experimentar. Valerá a pena!

Bom apetite!



IMPORTANTE!

Este blog tem o intuito somente de compartilhar as minhas experiências na vivência da Doença Celíaca, portanto, não me responsabilizo por quaisquer danos à saúde de outrem. Caso leia meu blog e queira experimentar os produtos, verifique a presença ou não do glúten nos rótulos da embalagem. Gostaria de ressaltar também que não estou divulgando marcas, somente compartilhando as que agradaram ao meu paladar. É importante que o celíaco experimente várias marcas e escolha a que mais lhe agrada.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: