Munique – Alemanha

munichMunique… capital do estado da Baviera, localizada a 585km de Berlim!

Cidade com 2,6 milhões de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do país.

Cidade belíssima! Mas no que se trata de Doença Celíaca…. deixa um pouco a desejar.

Há algumas opções, mas você tem que saber aonde procurar. 

Veja aqui as dicas!

Uma coisa me assustou em toda Europa…. Como pode uma doença de origem européia e com tão pouca infraestrutura montada na região para atender os celíacos?!

Mas tudo bem… Eu diria que desafios são importantes!

Em Munique, pelo menos para mim, a experiência foi um pouco difícil. É complicado você ir para um país com uma língua completamente diferente da sua e onde o inglês praticamente não é falado.

Você encontra algumas opções. Quebra um pouco a cabeça, mas no final acaba dando tudo certo!

Dicas para ajudar você nesta viagem:

* Restaurante Hofbräuhaus

Um dos restaurantes mais famosos da cidade. Na internet, se você procurar sobre produtos sem glúten neste restaurante, a impressão que gera é que eles são totalmente preparados para lidar com a Doença Celíaca. Alguns sites disponibilizam um cardápio do restaurante com opções para celíacos, porém, em Munique, não existia. Os garçons desconheciam o que era glúten!
Uma coisa não posso negar: foram muito atenciosos! Procuraram o gerente e, após alguns minutos, a chefe de cozinha veio até a minha mesa dizendo que só poderia servir um único prato sem glúten livre de contaminação: peça de porco grelhada com batata cozida.
A comida era uma delícia, porém muito gordurosa!

altersabfrage_01crispy pork-1

* Restaurante Hard Rock Café

Este estabelecimento me dá uma certa segurança. Os garçons são informados a respeito do glúten! Eles decrevem os pratos que contém ou não glúten e ainda te dão opções de substituições, a fim de se evitar contaminação.
Você pode escolher pratos variados, que vão de mais elaborados a sanduíche. E o restaurante possui pão sem glúten!

hardrock-1

* Oktoberfest 

Para um ambiente tão frequentado e tão famoso, eu esperava muito mais. A festa me decepcionou no quesito alimentação.
Praticamente todos os funcionários das barracas de alimentação desconheciam o que é glúten… e, quando alguém entendia o problema, me afirmava que seria praticamente impossível me alimentar no local, justamente pelo risco de contaminação.
As barracas são pequenas e com opções de lanches rápidos (e com glúten!). Os galpões apresentam diversas opções de comida típica, porém mesmo assim, contaminada.

Depois de uma boa caminhada a procura de algo… Encontrei uma barraquinha no início da festa que tinha uma repartição com peixes grelhados. Pedi que a cozinheira colocasse para mim um pouco de salmão em um prato e que já ficaria satisfeita!

Foi a única coisa que encontrei, além de pipoca e batata-frita (em um único local também que fritava em óleo separado, porque o resto fritava tudo junto!).

Volto a falar da importância de se averiguar a contaminação cruzada! Peça para olhar a cozinha!
Muitas pessoas não entendem os riscos de uma alimentação inadequada… Mas você precisa prezar pela sua saúde!
Caso vá à Oktoberfest, leve lanches prontos! Não dá para confiar que você consiga comer algo por lá!

oktoberfest-1oktoberfest

Leonardo Hotel Munich Arabellapark

Este hotel possui funcionários muito atenciosos, além de um restaurante típico aconchegante e garçom prestativo! Tudo para dar certo!
O garçom se disponibilizou a ajudar, pesquisou os rótulos na cozinha e acabou me oferecendo um prato que continha carne de boi grelhada e salada.

Fui informada na recepção que o hotel disponibiliza pão sem glúten e leite sem lactose para o café-da-manhã, mas você deve comunicar a intolerância no ato da reserva.

Posso dizer que o conhecimento da doença pelos funcionários do hotel ajuda muito!

restaurante hotel leonardos-1

* Supermercado Rewe

Salvação em Munique para os celíacos!
Aqui você encontra pão sem glúten, cereais, croissant, macarrão, pizza semi-pronta, chocolate sem lactose… e faz a festa!

O supermercado possui uma marca própria de produtos sem glúten. Eu diria que é maravilhosa! Tudo uma delícia!
A única coisa da marca que acabei comprando e não consumindo foi o cereal. Eu costumo conferir os ingredientes dos produtos no rótulo.
A Acelbra (Associação de Celíacos do Brasil) orienta que os rótulos sejam sempre avaliados, inclusive na parte dos ingredientes. Pode acontecer de algum produto dito “sem glúten” possa conter algum ingrediente suspeito. E foi o que encontrei: na caixa do cereal citava aveia como ingrediente!
Abri o pacote para conferir e achei que os flocos pareciam realmente aveia. Preferi não arriscar.
Estou tentando contato com a empresa no intuito de esclarecer isso.
Mas voltando aos produtos da Rewe… Eles me salvaram em Munique! Colocava lanches na bolsa a fim de se evitar estresse para encontrar um restaurante confiável.
O pão é uma delícia! Eu diria que é um concorrente importante para a marca Schär.
A pizza também surpreende!
O bolo fiz quando cheguei ao Brasil (a caixa vem com os ingredientes para confecção) e achei maravilhoso! Bolo típico alemão! Hummmmm!
Essa marca bem que podia chegar ao Brasil!!!!

REWE FREI VON-1

* Castelo Neuschwanstein (Restaurante Allgäuer Stüberl)

Eu diria que este é um passeio imperdível! A paisagem é tão linda que fica impossível de descrever. Algo único! Vale a pena!

No que se trata de alimentação sem glúten, encontrei um restaurante por lá, chamado Allgäuer Stüberl, que oferecia pratos para celíacos. Eles também adaptavam os pratos de acordo com o risco de contaminação, oferecendo assim pratos mais simples e sem risco! Tudo uma delícia!!

restaurante castelo-2restaurante castelo-1

IMPORTANTE!

Este blog tem o intuito somente de compartilhar as minhas experiências na vivência da Doença Celíaca, portanto, não me responsabilizo por quaisquer danos à saúde de outrem. Caso leia meu blog e queira experimentar os produtos, verifique a presença ou não do glúten nos rótulos da embalagem. Gostaria de ressaltar também que não estou divulgando marcas, somente compartilhando as que agradaram ao meu paladar. É importante que o celíaco experimente várias marcas e escolha a que mais lhe agrada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s