Natal – RN

foto praia-1

Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte…

Segunda capital brasileira com a menor área territorial e a sexta maior capital do país em densidade populacional.

E como será que eles lidam com a Doença Celíaca?!

Vou compartilhar minha experiência com vocês!

Dicas importantes:

* Malas

A primeira coisa antes de ir para Natal é preparar suas malas. O nordeste não tem tanta infraestrutura para lidar com a Doença Celíaca quanto a região sudeste, portanto leve alguns produtos sem glúten.

Eu preparei para levar: pão sem glúten, granola sem glúten e barrinha de cereal. Costumo fazer isso quando vou a locais que não conheço!

* O hotel

A minha experiência foi no Hotel Best Western Premier Majestic, que fica situado na praia de Ponta Negra.

majestic-63

Este hotel oferece café-da-manhã para os hóspedes e, para nós celíacos, temos várias opções: sucos, chás, frutas, tapioca (salgada e doce), pão de queijo, presunto, queijo, salaminho, manteiga, geléia, iogurte e leite. O que achei muito legal é eles disponibilizarem produtos sem lactose (iogurte, leite e coalhada), porém a marca não é tão gostosa como a Verde Campo. Possui um gosto forte de adoçante, o que fazia com que eu optasse sempre pela coalhada, que tinha um gosto mais leve.

Quanto ao pão de queijo, ele fica sempre no mesmo recipiente do croissant (ou seja: é contaminado). Caso queira comer pão de queijo, avise o mâitre que você tem intolerância, pois eles irão separar toda manhã alguns pães de queijo para você (livre de contaminação).

natal RN-1   natal RN-2

majestic cafe-1     Natal-3

Eu diria que é um hotel excelente. Os garçons são muito atenciosos e tornam a estadia agradável.

É importante procurar sempre o mâitre assim que chegar ao hotel. No meu caso, o mâitre procurou fazer de tudo para me agradar. Me ofereceu bolo de granola, quindim e uma espécie de cheescake de framboesa todas as manhãs. Afirmava que era sem glúten e que havia sido feito em cozinha separada. Pratos lindos! Super caprichados!

natal RN-25   natal RN-11

natal RN-24
O problema foi que comecei a ter reações, como: aftas, distensão abdominal e dor abdominal. Achei estranho, pois todos os dias o mâitre reafirmava com muita certeza que não continha glúten. Até que, após 5 dias, observei que no bolo de granola dita “sem glúten” havia grãos semelhantes a aveia, o que me fez solicitar ao mâitre o pacote de granola para que eu avaliasse se era realmente sem glúten. E dito e feito: continha aveia (ou seja: glúten)!

O mâitre me pediu desculpas inúmeras vezes, ficou super abalado e preocupado. Me perguntou o que ele poderia fazer para reparar o dano. Expliquei que não se tratava de uma dieta boba, mas algo importante: doença celíaca. Expliquei tudo sobre a doença e ele me garantiu que isso nunca mais se repetiria no restaurante. Agradeci a gentileza que ele teve em me agradar, mas pedi que prestasse mais atenção para que isso não acontecesse com futuros hóspedes. Afinal, é uma doença muito grave!

O hotel também possui um restaurante francês, chamado La Brasserie, onde trabalha o famoso chef Erick Jacquin. Optamos por não comer lá, mas pode ser uma opção na cidade.

majestic-65

* Loja Mundo Verde – Shopping Midway Mall

Em Natal, no shopping Midway Mall, é possível encontrar a loja Mundo Verde, onde você pode comprar alguns produtos sem glúten. Eles possuem a marca Schar e barras de cereais, que são práticas para se carregar na bolsa.

Lá pude encontrar diversas marcas de barras de cereais sem glúten, mas a que mais me chamou a atenção foi a marca Hart’s, que ainda não conhecia. São deliciosas!

natal RN-36

natal RN-37

* Restaurante Giraffa’s / Restaurante Outback – Shopping Midway Mall

No shopping Midway Mall há uma praça de alimentação, onde podemos encontrar o restaurante Giraffa’s. A comida é bem simples, baseada em arroz, feijão, carne e salada. É uma opção mais barata.

Você também pode ir ao restaurante Outback, mas procure informá-los sobre a sua restrição, pois possuem um cardápio com a descrição dos produtos que contém ou não glúten.

* Restaurante Camarões

Eu diria que aqui é o grande lance para os celíacos. Restaurante muito cuidadoso, orientado. Toda vez que pedia algo do cardápio que fosse sem glúten, os garçons iam até o chefe de cozinha e procuravam se orientar em tudo. Trocavam molhos e adaptavam o prato. Foi um restaurante que me passou muita confiança!

Os pratos são deliciosos. A grande especialidade da casa, como o nome próprio diz, era camarão, mas também serviam peixe, carne e frango.

Tem pratos para todos os gostos e são maravilhosos!

Sem contar que existem outras filiais na cidade (descritas na foto). Todas elas ficam cheias, mas é só chegar mais cedo e garantir sua mesa!

natal RN-6   natal RN-7

natal RN-38   natal RN-8

natal RN-39

natal RN-21   natal RN-22

* Restaurante Nau – Frutos do Mar

Este restaurante é novo em Natal (foi aberto em 2015). Ele tenta seguir o mesmo padrão do Camarões. É um lugar requintado e frequentado basicamente pelo mesmo público.

O restaurante tem o atendimento mais demorado, mas vale a pena conferir. Também possui, além de frutos do mar, outros tipos de carne.

Natal-179    Natal-180

foto natal-16

* Restaurante Farofa d’água

Restaurante mais simples. Foi criado em 1994 com intuito de vender comidas regionais, mas possui todos os tipos de pratos.

Os garçons não são informados a respeito do glúten, mas se disponibilizam a ir até a cozinha verificar. É uma opção para quem quer variar o restaurante na cidade.

Natal-267   Natal-268

* Sorveteria artesanal Real de 14

Esta sorveteria foi criada por dois argentinos na cidade de Pipa – RN, sendo depois comprada por portugueses, que se comprometeram a aperfeiçoar o trabalho realizado. Possui duas lojas, uma em Natal e uma em Pipa, além de serviço de delivery.

Mas o que me interessou nessa sorveteria é a maneira organizada como identificam seus produtos. Em cima de cada pote de sorvete existe uma identificação descrevendo se o produto contém ou não glúten.

Para os intolerantes à lactose, também é possível encontrar sorvetes sem lactose. Os sorvetes são deliciosos!

Tive um único problema no estabelecimento: em um dos sorvetes que pedi, no meio dele, havia um pedaço de casquinha de sorvete. Apesar da organização na descrição dos produtos, as funcionárias precisam tomar mais cuidado para não contaminar os produtos!!!

Já mandei um email para a empresa pedindo que eles tomem mais cuidado, uma vez que não podemos comer alimentos contaminados.

natal RN-33

natal RN-30    natal RN-29

natal RN-32

natal RN-31   natal RN-34

* Castanha de caju – Mercado na Praia dos Artistas

Ir em Natal e não comprar castanhas de caju é uma perda de tempo! (risos)

Em diversos pontos de natal existem castanhas de caju a venda, com variados sabores, desde torrada e sem sal até doce. O preço é muito mais acessível! Vale a pena!!!

Comprei em um mercado, na frente da Praia dos Artistas. Lá tem uma loja enorme, com diversos produtos (castanhas, frutas cristalizadas, doce de caju, etc.).

natal RN-35

Eu diria que passear em Natal é uma experiência tranquila para celíacos. É possível passear sem passar aperto! Sem contar que é uma cidade linda e super agradável!

Você também pode ir em regiões vizinhas, mas procure sempre levar um lanche na bolsa.

IMPORTANTE!

Este blog tem o intuito somente de compartilhar as minhas experiências na vivência da Doença Celíaca, portanto, não me responsabilizo por quaisquer danos à saúde de outrem. Caso leia meu blog e queira experimentar os produtos, verifique a presença ou não do glúten nos rótulos da embalagem. Gostaria de ressaltar também que não estou divulgando marcas, somente compartilhando as que agradaram ao meu paladar. É importante que o celíaco experimente várias marcas e escolha a que mais lhe agrada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s